Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sábado, 10 de março de 2012

Melão-de-são-caetano

NOME POPULAR:  Melão-de-São-Caetano, ervas-das-lavadeiras

NOME CIENTÍFICO: Mormodica charantia L.

FAMILIA: Curcubitaceae

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os nomes botânicos de Mormodica charantia L.e Mormodica charantia var. máxima Williams & Ng constam de publicação da Universidade de Melbourne, na Australia, para designar as duas formas mais freqüentes desta espécie caracterizadas pelo tamanho dos frutos. Os frutos da variedade máxima medem cerca de 20 cm de comprimento por 5 cm de diâmetro, sendo a variedade mais comum nos países asiáticos onde recebem as denominações de ampalaya, Karela, pepino-chinês, entre outras. Seus frutos já se encontram a venda no mercado de hortigranjeiros de São Paulo depois de recente introdução da  planta no Brasil. Os frutos da variedade typica medem cerca de 5 cm, sendo a forma mais freqüente na América do Sul, onde é designada pelos nomes populares de “melão-de~são-caetano” no Brasil e “cundeamor” nos países de língua castelhana. A forma típica é uma trepadeira anual e subespontânea , com caule muito longo e fino, de folhas recortadas com 5 a 7 lóbulos denteados,  de  4 e 7 cm de comprimento, Com  flores solitárias de corola amarelo-clara; em ambas as formas  os frutos pendentes do tipo cápsula deiscente, cujas sementes são envolvidas em um arilo vermelho-vivo, mucilaginoso e adocicado. As folhas são muito amargas.

USO
             A literatura etnofarmacologica brasileira registra o emprego de suas folhas no tratamento caseiro de verminose, hemorróidas inflamadas e diarréias simples ou sanguinolentas, por via oral e aplicação da ramagem verde batida com água, no banho, para eliminar carrapatos de animais domésticos e afugentar as pulgas, bem como misturada com água e sabão para a lavagem de roupa no meio rural, também contra piolhos. A planta asiática tem sido intensamente estudada em seus países de origem com sucesso quanto às suas propriedades como antidiabético, antitumoral pelas momordicinas e os momordicosídios e antiviral para AIDS pela  tricosantina, substancia protéica inibidora da replicação do vírus. Em contraposição, a composição química e propriedades farmacológicas da variedade sul-americana tem sido pouco estudadas no Brasil, embora já tenha sido evidenciada a presença de momordicina II na forma típica. As duas podem ser distinguidas pela natureza química de suas lectinas. O amplo emprego desta planta na medicina popular e as numerosas informações científicas sobre a variedade asiática são motivos para que sejam desenvolvidos estudos da variedade brasileira.

COZIMENTO DE MELÃO-DE-SÃO-CAETANO PARA O TRATAMENTO CONTRA INFESTAÇÕES DE PIOLHO.

Colocar meio frasco de água  filtrada , meio frasco de  folhas de melão-de-são-caetano cortadas em uma panela e ferver durante três minutos. Deixar esfriar e coar para um frasco limpo. Lavar os cabelos e secá-los com uma toalha; Aplicar o cozimento  nos cabelos  assegurando de molhar a nuca  e atrás das orelhas. Deixar o produto atuar nos cabelos por 10 minutos. Passar um pente fino nos cabelos para retirar os piolhos e as lêndeas.  Os ovos devem ser  removidos e se necessário catar os ovos com a mão. Lavar bem as mãos e esfregar a parte de baixo das unhas. Vestir roupas limpas. Fazer esse tratamento durante 5 dias consecutivos. Repetir o tratamento após 7 dias.

O cozimento de melão pode ser usado misturado ao xampu em quantidades iguais. Nesse caso, ao lavar os cabelos, deixar  o produto também atuar por 10 minutos e enxágüe. Passar o pente fino.

 Referencias:

 MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 





HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum




Nenhum comentário:

Postar um comentário