Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Guaco

NOME POPULAR: Guaco
NOME CIENTIFICO: Mikania glomerata Spreg.
FAMILIA: Asteraceae (Compositae)

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Trepadeia sublenhosa, de grande porte, perene, com folhas obtusas na base, de forma quase deltóide, de cor verde-escura e semitorcidas, com três nervuras destacadas, carnoso-coriáceas, presas duas a duas ao longo de ramos volúveis. Flores reunidas em capítulos congestos, resultando em fruto do tipo aquênio. É nativa do sul do Brasil, contudo, pela popularidade de seu uso medicinal, vem sendo cultivada em vários outros estados, inclusive no Ceará, onde nunca apresenta flores. Pode ser multiplicada por estaquia. Pedaços de ramos colocados em água produzem raízes em poucos dias.

USO

Broncodilatador e antiinflamatório o que explica os efeitos antitussígeno e expectorante e justifica seu emprego como medicação para aliviar as crises  de asma, da tosse, bronquite e do chiado no peito com cansaço, sem causa aparente. Ainda apresenta propriedades tônicas, depurativas, febrífuga. As folhas são usadas na forma de chá ou de xarope (lambedor) puro ou de mistura com malvariço.

(Segue o mesmo roteiro do xarope de chambá com malvariço). Troca-se o chambá pelo guaco). VER CHAMBÁ

Referencias:


MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 


HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum


Nenhum comentário:

Postar um comentário