Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

sábado, 10 de março de 2012

Gengibre

NOME POPULAR: Gengibre, gingibre
NOME CIENTÍFICO: Zingiber officinale Roscoe           

FAMÍLIA: Zingiberaceae

CARACTERÍSTICAS GERAIS

            Erva anual, com cerca de 50 cm de altura de origem asiática, cultivada no Brasil como planta condimentar. Tem folhas longas e seu caule nasce de um rizoma ramificado, de cheiro e sabor picante, agradável,  do qual saem as novas plantas filhas. Folhas simples, invaginantes, de 15-30 cm de comprimento. Flores estéreis de cor branco-amarelada.
            O plantio é feito com rizomas frescos providos de gomos vegetativos (olhos), com espaçamento de 50 cm. Após 10 a 12 meses do plantio, colhem-se os novos rizomas, raspam-se os brotos e raízes e deixa-se secar por cinco a seis dias.


USO

Seus rizomas tem uso como especiaria para tempero de carnes e de bebidas desde a época da antiga civilização grego-romana. Na literatura etnofarmacológica a referência de seu emprego como remédio contra a asma, bronquite e menorragia, porém sem comprovação científica. O óleo essencial responde pelo aroma e a ação antimicrobiana, que só aparece no rizoma fresco. Os resultados de inúmeros ensaios farmacológicos citam como sua principal propriedade a ação estimulante digestiva, com indicação nos casos de dispepsia e como carminativo nas cólicas flatulentas; relatam também sua ação antimicrobiana local, que encontram emprego no combate a rouquidão e a inflamação da garganta, além das ações: antivomitiva, antiinflamatória, anti-reumática, antiviral, uma intensa atividade antitussígena comparável ao de fosfato de diidrocodeína e, ainda propriedades antitrombose, cardiotônica, antialérgica, colagoga e protetora do estomago. Essas propriedades explicam seu uso popular para o tratamento de problemas do estomago, garganta e fígado.


Referências: 


MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 


HARRI, LORENZI, F.J. A. Matos, 2008  Plantas Medicinais: no Brasil:  nativas e exóticas, 2 ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum




Nenhum comentário:

Postar um comentário