Olá!

Olá! Seja Bem-vindo à Farmácia Viva!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Alfavaca

NOME POPULAR: Alfavaca, Alfavaca – cravo
NOME CIENTÍFICO: Ocimum gratissimum L.
FAMILIA: Lamiaceae (Labiatae)
CARACTERISTICAS GERAIS
Subarbusto aromático, erecto, com até 1m de altura, originária do oriente e subespontâneo em todo o Brasil e do qual existem diversos quimiotipos. Possui folhas ovalado-lanceoladas, de bordos duplamente dentados, membranáceas de 4-8 cm de comprimento. Flores pequenas roxo-pálidas, dispostas em racemos paniculados eretos e geralmente em grupos de três. Fruto do tipo cápsula, pequeno, possuindo 4 sementes esféricas. Tem aroma forte agradável que lembra o cravo-da-índia. É cultivada em hortas, quintais a partir de sementes, adaptando-se bem, a qualquer tipo de solo
USO
Suas folhas e ramos são aromáticas e usadas empiricamente nas práticas caseiras como estimulante, carminativa,  diurética e na forma de banhos contra  gripes em crianças. É também um excelente tempero culinário, para carnes e massas. A coleta para fins medicinais fica condicionada a horários definidos. Em torno de 12:00h para o preparo de enxaguatório bucal aproveitando o eugenol (antisséptico) (77,35%) e, antes da 9:00n ou depois das 16:00h, para aproveitar o 1,8  cineol (12,1%) princípio balsâmico de ação antisséptica pulmonar e expectorante para banhos antigripais em crianças. Esta  planta age como larvicida e repelente de insetos de longa duração (mais de 2h). Seu  óleo essencial tem ação bactericida e analgésica de uso em odontologia.

Referencias:
MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

MATOS, F.J.A., 2002 , Farmácias Vivas, 4,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário